A resposta a esta pergunta é mais difícil do que se possa pensar. O número dos países que existem na atualidade depende dos critérios seguidos pela organização que os conta.
Uma forma de saber quantos países há no mundo, é consultar o número de estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), fundada depois da II Guerra Mundial para manter a paz no mundo.
A ONU contabiliza hoje 193 Estados-Membros. Convém recordar que só os Estados podem beneficiar desse estatuto e, para integrar a ONU, precisam de reafirmar o seu compromisso com a paz e segurança internacionais.
A lista da ONU - que podes consultar aqui - não contabiliza o Vaticano (apesar de ser um país soberano e reconhecido internacionalmente), nem a Palestina (que não é reconhecida enquanto Estado por todos os países do mundo, nomeadamente por Israel).
Também Taiwan não figura, pelo menos para já, na lista da ONU, pois a China não reconhece a sua independência. Acontece o mesmo com o Kosovo, que proclamou a sua independência da Sérvia, mas não é reconhecido como Estado pela ONU. Nesta lista, de países reconhecidos só por alguns Estados-membros da ONU, cabe, também, a República da Ossétia do Sul, a República Saarauí ou a República Autónoma de Abjasia.
Com estes sete, a lista de países subiria para 200. Mas, contabilizando, países que não são reconhecidos por nenhum ou só por um Estado-Membro da ONU - como a República da Somalilândia, a República Nagorno-Karabakh, a Transnístria, a República Popular de Donetsk e a República Popular de Lugansk - chegamos aos 206 países.
A CIA, o serviço secreto de informação dos Estados Unidos, no seu 'The World Factbook', não reconhece também tantos Estados - conta apenas 195 países (ao contrário da ONU, contabiliza o Kosovo e Taiwan). Podes ver a lista da CIA aqui.
Independentemente da forma como as contas sejam feitas, uma coisa é certa: o número de países no mapa tem vindo a aumentar. Havia apenas 57 Estados no início do século passado.
O aumento aconteceu, por exemplo, com o fim de impérios (como o Austro-húngaro, na Europa, ou o Turco-otomano, no Médio Oriente) e com a independência de muitas ex-colónias na África e na Ásia.
MAS, AFINAL, O QUE É PRECISO PARA QUE UM PAÍS SEJA RECONHECIDO COMO...PAÍS?
Segundo a Convenção de Montevidéu, de 1933, um Estado, para ser reconhecido internacionalmente, deve ter população permanente, território definido, governo e capacidade de se relacionar com outros países.
0 Response to "Quantos países há no mundo?"
Postar um comentário